Introdução a linguagem python parte 1 - História
Fala pessoal blz? Nesse post, vou ensinar para vocês um pouco sobre a linguagem de programação python. No post de hoje eu vou compartilhar com vocês conceitos básicos de programação com a lingaugem python de modo que, eu possa ajudá-los a utilizar esse recurso fantástico na sua vida. Com essa linguagem você pode resolver problemas do mundo digital dos mais diversos, sendo eles: matemáticos, estatísticos, web (i.e., na internet), desktop (i.e., no seu computador), para dispositivos moveís (i.e., no seu celular pessoal) e mais uma infinidade de problemas. No momento atual, estamos vivendo um hype com essa linguagem devido a popularidade do mundo Big Data, Machine Learning, Mineração de Dados e Data Science.
A seguir, vou falar um pouco da história dessa linguagem, como instalar e configurar ela na sua máquina e na sequência vou introduzir os conceitos de variável, operadores lógicos, estruturas condicionais, laços de repetição, estruturas de dados do python (i.e., listas, dicionários, tuplas, ideia de vetores e matrizes no python), funções e módulos. Em cada uma dessas etapas vou apresentar a vocês desafios para que você possa treinar tudo aquilo que for ensinado em cada parte dessa aula preparada para você que é ou não familiarizado com o mundo digital.
História do python
A linguagem Python foi implementada no fim dos anos 80 por seu criador o matemático Guido Van Rossum que já trabalhou nas grandes Google e Dropbox. A primeira ideia de criar essa linguagem surgiu mais especificamente em 1982 enquanto Guido Van Rossum trabalhava no Centro de Matemática e Ciência da Computação (CWI) localizado em Amsterdã na Holanda no time de desenvolvimento da linguagem ABC. A linguagem ABC era utilizada para implementar as funções do sistema Amoeba. Trabalhando nesse projeto, Guido viu a necessidade de ter uma ferramenta/linguagem que fosse simples de se utilizar e reutilizar e também que fosse produtiva para alavancar as implementações que eram necessárias.
A linguagem ABC tinha características interessantes naquela época que Guido aproveitou para usar como inspiração na criação da linguagem Python.
Em 1989 o desenvolvimento da linguagem Python teve início de fato possuindo uma primeira versão mínima e operacional. Em 1994 Python teve lançado sua primeira versão da linguagem ou seja a sua v1.
É interessante ressaltar também que Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, de script, imperativa, orientada a objetos, funcional e de tipagem dinâmica. Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.
A linguagem Python foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional (i.e., faça mais com menos). Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.
Python é uma linguagem de propósito geral de alto nível, multiparadigma, suporta o paradigma orientado a objetos, imperativo, funcional e procedural. Possui tipagem dinâmica e uma de suas principais características é permitir a fácil leitura do código e exigir poucas linhas de código se comparado ao mesmo programa em outras linguagens. Devido às suas características, ela é utilizada em diferentes problemas. Foi considerada pelo público a 3ª linguagem “mais amada”, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Stack Overflow em 2018, e está entre as 5 linguagens mais populares, de acordo com uma pesquisa conduzida pela RedMonk.
O nome Python teve a sua origem no grupo humorístico britânico Monty Python, embora muitas pessoas façam associação com o réptil do mesmo nome.
Ambientes onde podemos utilizar a linguagem Python:
- Desktop (e.g., computadores pessoais e laptops);
- Web (e.g., sistemas como Google, redes sociais, sistemas empresariais completos, websites dinâmicos, blogs entre outras diversas aplicações);
- Mobile (e.g., aplicativos para smartphones e jogos);
- Big Data (e.g., Processamento Massivo de Dados em ambiente distribuído Hadoop).
Aplicações que utilizam Python:
- Robot Process Automation (RPA): aplicações que simulam o ser humano no dia a dia realizando alguma tarefa repetitiva no computador como por exemplo preencher planilhas do excel, acessar sistemas web e preencher formulários com os dados de planilhas entre outras atividades que podem ser automatizadas seja no seu computador pessoal ou até mesmo em ambiente empresarial de modo que o dono do computador possa gastar tempo com outras atividades uma vez que essas possam ser automatizadas com python;
- Sistemas e aplicativos para internet: aqui podemos citar vários casos como sistemas de cadastros, sites em geral, blogs, sistemas empresariais, aplicativos com iteração com usuários entre outros;
- Jogos: um exemplo de uso do Python para jogos seria com o suporte da biblioteca PYGAME;
- Robótica: aqui podemos citar o uso de python em sistemas robóticos como ROS.
- Inteligência Artificial:
- Visão Computacional: extração de informação por meio de imagens digitais;
- Processamento de Imagem: capacidade de transformar imagens digitais;
- Mineração de Dados: captar, limpar e explorar padrões em dados;
- Aprendizado de Máquina: habilidade de aprender por meio de experiências passadas;
- Análise de Dados: insights, dashboards e conhecimento sobre dados.
Quem utiliza Python atualmente?
Empresas Nacionais e Multinacionais:
- Google;
- Facebook;
- Amazon;
- Spotify;
- Serasa Experian;
- Instagram;
- CI&T;
- Mercado Livre;
- Meliuz;
- Globo.com;
- Accenture;
- IClinic;
- Stone;
- HEKIMA.
Bom, acredito que Python seja uma linguagem importante e bastante útil dada as empresas que pudemos ver listadas acima que utilizam essa linguagem e isso que não mencionamos outras várias empresas que existem no Brasil e mundo que também usam Python.